Visite nosso site:

www.cienciaprima.com.br
São Paulo, SP, Brazil

Fotos do Projeto Brinca Ciência



Inédito no Brasil, projeto estimula crianças da rede municipal a criarem e aprenderem ao mesmo tempo



Telefone de lata com barbante, um barquinho movido a elástico, um periscópio ou uma joaninha que teima em se virar. Estes são alguns dos brinquedos que as crianças do 5º ano da rede municipal de Santo André vão aprender a fazer, conhecendo o conceito científico por trás da brincadeira. A proposta é a base do projeto Brinca Ciência, apresentado dia 8 de setembro aos professores da rede municipal em cerimônia realizada no Teatro Municipal.

Inédito no país, o projeto foi desenvolvido pela Associação Amigos da Ciência atendendo a um pedido da secretária de Educação e Formação Profissional do município, Cleide Eid Bauab Bochixio, preocupada em aproximar os alunos dos conceitos da física de uma forma divertida. O professor Aníbal da Fonseca Figueiredo, especialista em projetos para museus de ciência, é o responsável pela formatação do Brinca Ciência. “Nosso objetivo é estimular os alunos a conhecer cada vez mais”, conta.

A iniciativa proporciona aos alunos do 5º ano uma visita mensal à Sabina Escola Parque do Conhecimento para uma oficina de brinquedos científicos, com conteúdos vinculados a temas como energia, meio ambiente, corpo humano, entre outros. Cada criança levará para casa um kit com material necessário para a confecção de seu brinquedo. Os professores trabalharão o conteúdo na sala de aula.

As atividades, desenvolvidas por monitores treinados, constam no livro “Manual de Invenções e Descobertas” que está sendo distribuído aos alunos e aos professores da rede municipal. Além do livro, que contém vinte atividades, os professores recebem um DVD com subsídio teórico e orientação para a realização das atividades do Brinca Ciência. “Todo o conhecimento passado de forma lúdica é muito mais gostoso de ser aprendido e as crianças assimilam muito mais depressa”, diz a diretora da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Madre Tereza de Calcutá, Denise Rodrigues Leite.

Paola Zanei
Foto: Beto Garavello/PSA
09/09/2009
========================================================================





  




Fotos: Beto Garavello/PSA

========================================